5/09/2012

Peixinhos da Horta

                               Peixinhos da Horta

 

Este petisco, certamente um dos meus preferidos de míuda, era confecionado para acompanhar carne ou peixe, mas, chegava à mesa em metade da quantidade confeccionada.  Nós, (eu e os meus irmãos) ía-mos comendo á medida que fritavam. A certa altura a minha mãe dava por isso, e enxoteava-nos da cozinha para fora.
Ainda hoje sou fãn. Como vivo na Holanda, quando faço este petisco, os meus amigos Holandeses chamam-lhe Tempura e eu aproveito logo para lhes dizer que é um prato ancião de Portugal. Se tem a vêr com as descobertas ou se faz parte da herança que deixámos por lá, nunca investiguei, mas que é bom é!

Ingredientes
1 kg de feijão verde
125 gr. de farinha com fermento
1 colher de chá de sal
1 colher de chá de pimenta moida
2 ovos
1 garrafa de cerveja branca fresca
Óleo para fritar

Confecção
Cozer o feijão em água com sal por 5 minutos
Escorrer e deixar arefecer
Prepare um polme com a farinha, ovos, cerveja sal e pimenta
Aqueça o óleo bem quente
junte os feijões 2 a 2, passe no polme e frite dos 2 lados
deixe escorrer em papel absorvente e sirva quente ou frio.

Muito bom a acompanhar peixe frito, ou bifes

Bom apetite


1 comentário:

Sandra disse...

Mmmmmmm, vou tentar! Nunca fiz mas adoro :)